POR QUE VOCÊ PRECISA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? - Amazon Struthio

POR QUE VOCÊ PRECISA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

O dia passa rápido, a agenda está cada vez mais apertada e você sente que está sobrando pouco tempo para cuidar das suas refeições? Este é um problema comum hoje em dia e muita gente quer saber como manter uma alimentação saudável sem se estressar tanto.

Muitos acreditam que dedicar um tempo a esta questão seria um compromisso a mais no dia, ou seja, menos tempo para o lazer e o descanso. Mas precisamos rever nossas prioridades! O que é mais importante que a saúde? Ela deveria estar no topo da nossa lista!

Se você chegou aqui querendo saber como manter uma alimentação saudável, já é um bom sinal! Significa que já está consciente sobre o papel que os alimentos exercem no bem-estar do nosso corpo e na prevenção contra a obesidade, diabetes tipo 2 e outros problemas decorrentes de uma alimentação desequilibrada, as chamadas “doenças da nutrição”.

As recomendações mais importantes, nesse sentido, são as mais simples: comer mais comida fresca e caseira, ou seja, comida de verdade na maior parte do tempo, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados; se hidratar principalmente com água e deixar menos espaço para as bebidas doces.

Se você arrumar um tempo para cozinhar, fará um bem enorme para a sua saúde e, consequentemente, isso irá te ajudar a alcançar um peso mais saudável. Diminua o uso do sal, açúcar e gordura. Use de preferência temperos naturais e frescos ao invés dos caldinhos processados!

Nossas avós bem sabiam como manter uma alimentação saudável, então, vamos nos inspirar nelas? Comendo mais comida caseira e exigindo mais qualidade ao fazer refeições na rua.

Você já se observou comendo?

Costumo dizer que o comportamento é tão importante quanto o nutriente. Você já tentou se autoanalisar quando está comendo? Costuma dar garfadas rápidas, mastigar correndo, sem nem sentir o gosto da comida? Repete várias vezes, sem ao menos se questionar se realmente queria comer mais? Costuma ter uma rotina alimentar, ou come qualquer coisa, a qualquer hora?

Experimente fazer essa observação e tente incluir mais atenção plena na hora de comer, ou seja, pratique o Mindful Eating. Isso vai fazer toda a diferença na vida de quem está em busca de como manter uma alimentação saudável!

Como manter uma alimentação saudável: 4 dicas práticas

Reuni aqui algumas dicas práticas que podem ser bem úteis para quem quer mudar o comportamento diante da comida.

1. Autoconhecimento – Com a sobrecarga de informação que recebemos diariamente, nem sempre é fácil identificar se estamos comendo algo porque gostamos, porque é a “moda da vez”, ou simplesmente porque está prescrito na dieta. Para saber como manter uma alimentação saudável, você tem que respeitar o seu corpo.

Analise seus gostos, suas vontades, seu grau de fome, e tente encontrar as melhores alternativas para se sentir saciado e em paz.

2. Registro alimentar – Fazer um registro alimentar é uma boa forma de ter uma visão ampla sobre sua alimentação. Pegue um caderninho e comece a anotar as coisas que você come. Ao longo da semana, leia e repense quais mudanças seriam interessantes. Às vezes você está comendo mais do que precisa e não está nem percebendo.

Pesquisas apontam que fazer um diário ajuda a comer com mais consciência, diminui os episódios de compulsão e faz com que as pessoas comam até 30% menos! Já pensou no quanto esse simples hábito pode te ajudar? Experimente!

3. Procure ajuda – Se está se sentindo perdido, procure ajuda profissional! Um nutricionista poderá traçar junto com você as melhores estratégias alimentares pensando na sua saúde como um todo.

4. Dieta restritiva, nem pensar! – Não poderia terminar este texto sem dizer: evite dietas restritivas! Elas aumentam a vontade de comer e a chance de engordar; além de distorcerem nossa relação com a comida.

Lembre-se que alimentação saudável não quer dizer “perfeita” e nem baseada em alimentos milagrosos. Tem a ver com qualidade, variedade e com a capacidade de comer com prazer e sem culpa!

Bon appétit!